ALMa RaBiScAdA

domingo, 12 de agosto de 2012

APRESENTAÇÃO



     Caro leitor, as postagens deste tópico: "30 DIAS COM MAHATMA GANDHI", é um convite para você passar um mês inteiro na companhia de Mohandas Karamchand Gandhi (Mahatma Gandhi), nascido no dia 2 de outubro de 1869, em Porbandar, Índia. Em 4 de setembro de 1888, viaja à Inglaterra para estudar Direirto, formando-se em setembro de 1891 e retornando à Índia. Nos meses de maio e junho de 1893, passa pela experiência da discriminação racial e decide lutar contra o preconceito racial na África do Sul. Retorna à Índia em 1896 para organizar o apoio para os indianos da África do Sul. No ano de 1897, faz petições, escreve cartas, pede às autoridades britânicas que revoguem as leis discriminatórias.
     Em 1905 opõe-se à divisão de Bengala, apela aos oficiais britânicos para que tratem a Índia como "parte integrante do Império". Anuncia a autonomia indiana e declara seu desinteresse pelos bens mundanos, fazendo voto de castidade por toda a vida em 1906. Em janeiro de 1907 escreve Ethical Religion e em janeiro de 1908, Gandhi adota o termo "Satyagraha" em lugar de "Resistência Passiva" para descrever sua não-violência. No mês de novembro do ano de 1909, escreve Hind Swaraj  ou Indian Home Rule.
     Em abril de 1919 Gandhi inaugura o movimento Satyagraha em toda a Índia. Assume a direção editorial do Young Índia. Em fevereiro de 1930 lança o movimento da Desobediência Civil e em maio é encarcerado. A desobediência civil se espalha por toda a Índia. No dia 11 de fevereiro de 1933 funda o jornal semanal  Harijan. Em julho de 1947 é aprovado o projeto de lei da independência da Ìndia. Gandhi proclama o dia 15 de agosto de 1947 como o dia da independência da Índia, mas deplora o surgimento do Paquistão. No dia 30 de janeiro de 1948, Gandhi é assassinado a caminho das orações vespertinas.

     Estas postagens estão divididas para facilitar sua leitura e reflexão. São três pensamentos por dia, priorizando três momentos: o começo do dia, o correr do dia e o término do dia. Ao levantar, você tem um pensamento para começar bem o seu dia. Após o almoço ou em outro momento ao longo do dia, você tem um pensamento mais curto, quase uma frase, para meditar durante sua jornada. À noite, antes de deitar, ou quando considerar conveniente, você tem mais um pensamento para sua meditação. Todos os textos são do próprio Mahatma Gandhi.
     Com esses simples pensamentos extraídos das obras de Mahatma Gandhi, você tem à disposição um resumo de parte do seu magistério espiritual. E assim, durante um mês, você estará em ótima companhia.
     Ao mesmo tempo que medita, você conhece um pouco a respeito de um dos grandes mestres da espiritualidade.

Nenhum comentário: