ALMa RaBiScAdA

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

AH, BELMONTE!


E na pequena Biblioteca Municipal de Belmonte/BA, seduzido pela saudosa máquina de escrever, pedi autorização ao bibliotecário para compor um poema em homenagem à cidade. Meia hora depois, entreguei-o com solenidade. O poema ficará exposto numa vitrine, junto às obras de poetas belmontenses.

AH, BELMONTE!

Caminhei, sereno, pelas ruas de Belmonte.
As casas, todas elas congeladas no tempo.
A cidade, toda ela traçada de horizontes.
Eu, imbuído de História, entreguei-me ao momento.



Ah, Belmonte de belezas risonhas!
Banhada dum lado por um negro mar;
E doutro Bahia a beijar Minas no Jequitinhonha.
Testemunha desse encontro, restou-me contemplar.

Voltei a minha terra em estado de bonança.
Levei na mala a cor e o cheiro de Belmonte;
E na memória tantas belas lembranças,
Que para este poema serviram-me como fonte.


Não disse "Adeus!", apenas "Até mais, bela cidade!"
Se a mim cativastes, também eu deixei meu calor.
Tudo tornou-se uma delicada saudade.
Noutro tempo, quero eu renovar todo esse sabor.

BRAMBILLA, Éd. Poesia. "Ah, Belmonte!". 18.01.2018.



Nenhum comentário: