ALMa RaBiScAdA

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A AMIZADE NÃO TEM IDADE


Fui ver minha mãe. Ela não estava em sua casa. Estava na casa ao lado, de sua amiga. Tomei café da tarde com as duas. Falamos sobre a vida, a velhice e a morte. Ambas são viúvas, minha mãe com 72 anos e sua amiga com 87 anos. Fiquei comovido com a amizade delas. Elas se precisam, se consolam e, prestar atenção nestas duas amigas, me fez reafirmar a importância de se ter ao menos um amigo que seja para a vida toda, para que tenhamos ao menos uma pessoa que saiba de tudo o que já vivemos, que testemunhe o quanto já tivemos sede de viver, de amar, de sonhar e de lutar. Elas sabem que o tempo delas agora é contagem regressiva, que cada minuto é precioso, que cada gesto de carinho vindo de outras pessoas, é, para elas, um prenúncio de amor. Portanto, faço aqui um apelo: jamais maltrate ou exclua um idoso; jamais tente arrancar deles sua dignidade; não os amontoem em asilos considerando que estão fazendo o melhor para eles; isso não é verdade; ao menos uma vez na vida vá a um asilo e se interesse em ouvir a história de pelo menos uma pessoa idosa. Eu, como Massoterapeuta, estou cada vez mais apaixonado por essas pessoas tão frágeis quanto uma criança. Tenho sentido muita alegria em poder proporcionar algum tipo de alivio através da massoterapia. E não é preciso nenhuma especialização para fazer bem a elas, basta respeitá-las, nada mais. Eu Tenho ido a asilos, tenho visitado essas pessoas em suas casas. Se todos tivessem noção do quanto essas pessoas fazem mais bem a nós do que nós a elas, adotariam uma avó ou um avô, e os que já os tem, com certeza aprenderiam muito com eles. Eu me senti importante com minha mãe e sua amiga porque uma disse a outra que eu sou um menino-de-ouro . Confesso que meus olhos lacrimejaram, segurei para não chorar. Em alguns momentos me revoltei quando percebi em ambas uma resignação passiva devido ao fato de algumas pessoas fazerem 'pouco caso' (nas palavras delas) pelo fato de serem idosas. Eu disse a elas que quando isso ocorresse novamente, deveriam ignorar quem quer que fosse, ao que uma me respondeu: "FILHO, A VELHICE TIRA DA GENTE TUDO QUANTO É DIREITO QUE LEVAMOS UMA VIDA TODA PARA CONSEGUIR". Meu Deus! Que choque eu levei ao ouvir isso. Que medo senti de envelhecer, não da velhice em si, mas da realidade social de completo descaso que é reservada a quem, com muita luta e coragem, conseguiu chegar a terceira idade. Tenho visto muitas campanhas em prol dos animais, do meio-ambiente, disso, daquilo - louvável também. Mas nossos idosos estão esquecidos. Lanço agora uma campanha: ADOTE UM IDOSO, caso não tenha um. Não precisa levar para morar em sua casa, tampouco dar-lhes dinheiro ou presentes, basta um pouco de atenção, de carinho, de proteção. Basta faze-los sentirem-se importantes durante o tempo de sua visita. Eu garanto que o maior benefício não será para eles e sim para você, principalmente quando a velhice bater à porta de cada um. NAMASTÊ!

 Éd Brambilla. Crônica. A AMIZADE NÃO TEM IDADE. 2011.

Nenhum comentário: